segunda-feira, 23 de abril de 2012

UNIÃO RECREATIVA ESPORTIVA SANTA QUITÉRIA: 38 ANOS DE UM "GRANDIOSO" E VITORIOSO CLUBE.





No dia 24/04/1974, uma fusão entre o Vila Inah Esporte Clube e do Ipê Esporte, deu origem a um dos clubes mais vitoriosos e competitivos do futebol amador do Paraná. Adotando como sua casa o Estádio Maurício Fruet e estampando em seu estandarte as cores verde e amarelo, foi fundado o “GRANDIOSO” UNIÃO RECREATIVA ESPORTIVA SANTA QUITÉRIA, um clube que já nasceu forte e que fez questão de demonstrar essa força ao longo dos seus 38 anos de existência.
Sob o comando do seu primeiro presidente, José Leite ou simplesmente “Zé Leite”, lembrado até hoje por sua visão futurista e sua grande paixão pelo futebol, o clube ainda no seu primeiro ano de existência, conquistou um grande e respeitável triunfo dentro do futebol amador. A equipe formada por: Adeniz, Adilson, Airton, André, Luciano, Paulo e Amauri, Celso, Tetéu, Luiz Carlos, Gilmar, Indio, Nico, Sapo, Pilão, Airton Martins e Crim, atletas comandados pelo competente treinador Mazolinha, fazendo jus ao título de “Grandioso”, na sua primeira participação na liga amadora de futebol, conseguiu a façanha de sagrar-se campeão da primeira divisão do certame.


Nos anos seguintes, a equipe do Santa Quitéria continuou jogando com a mesma determinação e pegada, revelando-se um time bastante aguerrido e muito competitivo. Suas características demonstradas dentro de campo, transformou o “Grandioso Quitéria”, numa equipe difícil de ser vencida. Como resultado do seu estilo de jogo, voltou a levantar o “caneco” da liga amadora nos anos de 1982 e 1987, sagrando-se assim Tricampeão da Primeira Divisão de Futebol Amador. Foi também neste período que a equipe conquistou o Tetracampeonato da divisão de aspirantes (1975/1978/1979 e 1981).

 
Mas após a conquista do Tricampeonato, o clube passou por um período difícil e conturbado. Fatores negativos fizeram com que o clube ficasse 8 anos sem disputar o campeonato amador da série A. Situação que parecia ter chegado ao fim, quando em 2005, no seu retorno para a primeira divisão, o clube ficou com o vice-campeonato, fato que encheu de esperança os dirigentes do clube. Porém, essa esperança veio abaixo no ano seguinte (2006), quando o time foi novamente rebaixado para série B.
Inconformados com a situação do clube, os dirigentes decidiram que o calvário do Santa Quitéria chegaria ao fim, e que era o momento de dar a volta por cima. Foi então que em 2007 veio a volta por cima e a situação mudou de rumo. Neste ano foi criada a 1º Copa Paraná e, 20 anos após o seu último triunfo, o esquadrão auri-verde reencontrou o caminho das vitórias e sagrou-se o 1ºCampeão da cobiçada Copa Paraná. 


A conquista da Copa Paraná em 2007 era o elemento que faltava para fazer o Santa Quitéria voltar a frequentar as finas dos torneios que disputava. Mostrando muito empenho e raça dentro das quatro linhas, em 2010 o clube viveu o seu auge dentro do cenário do futebol. Com um time forte, determinado e tecnicamente perfeito, tornou-se Bicampeão da Copa Paraná, Campeão da Copa Barão e de quebra ainda conquistou novamente o concorrido e disputado Título da Primeira Divisão do Futebol Amador, sagrando-se assim Tetracampeão de uma das competições mais importantes do estado do Paraná.



Em 2011, embora não tenha conseguido chegar as finais nos torneios que disputou, o “Grandioso Quitéria” viu o seu comandante de ataque, Dinda, ser eleito o artilheiro da 1º Divisão do Futebol Amador, com a respeitável marca de doze gols marcados.
Para 2012 a expectativa de um ano promissor é grande entre os dirigentes do Santa Quitéria. Agora sob o comando de Ricardo Lecheta, eleito Presidente para biênio 2012/2013, e tendo como Vice-Presidente o aguerrido Roberto Braga, o clube tem como prioridade manter a base do time de 2010, que contava com uma equipe forte e também providenciar melhorias no Estádio Maurício Fruet, a fim de proporcionar aos seus aficionados torcedores mais conforto para que eles possam acompanhar de perto o seu “Grandioso” e Campeoníssimo UNIÃO RECREATIVA ESPORTIVA SANTA QUITÉRIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário